Saída pela manhã do estacionamento das cachoeiras, descendo à Casa de Pedra. Pegamos o Caminho das Pedras, com diversas formações rochosas pitorescas, entre elas Jacaré de Pedra, Mesa de Sacrifício, Arco de Pedra, etc. Chegamos na Casa do Morro a tempo de nos instalar e preparar um almoço. Possibilidade de banho sazonal(out-mai) na Bica do Buracão, onde nos abastecemos de água. O período da tarde é reservado à subida do Morro São Jerônimo, um ícone na paisagem da Chapada. Voltamos para a Casa do Morro, com entardecer no Mirante do Belizário. Janta e pernoite. No dia seguinte tomamos o café da manhã e organizamos os equipamentos para empreender, em seguida, a descida da Trilha Tropeira Histórica do Carretão. Serpenteando pela floresta, descemos ao fundo do vale, por onde correm as límpidas águas do ribeirão Aricazinho. Daí do riacho, para encontrar a sazonal(Nov-abr) Cachoeira do Aricazinho, uma longa queda rochosa em meio à floresta. Após um bom banho, hora de dar meia-volta e subir para a Casa do Morro. Preparamos almoço ou lanche , organizamos as tralhas e a Casa, e saímos para a Trilha da Morraria. Percorremos o trecho superior da trilha histórica Quebra-Gamela e subimos a morraria para atravessar em direção ao vale do ribeirão independência, do outro lado. Do alto, uma vista ampla nos permite contemplar a paisagem, onde se mesclam formações rochosas alaranjadas com um vasto verde do cerrado, matizado de campos a florestas. Descemos ao vale pelas sazonais(nov-mar) Cachoeiras de Época, seguindo para a Casa de Pedra. Não sem um último banho na cachoeira 7 de Setembro. Fechamos o circuito e a caminhada subindo ao estacionamento da cachoeiras, onde o transporte nos aguarda.

Características da caminhada: para grupos até 6 pessoas +guia, cerca de 30km com dificuldade média. Embora não haja passagens particularmente difíceis, exige bom condicionamento físico, uma vez que percorre um relevo acidentado com altitudes entre 250 e 830m. Para quem deseja atingir o topo do Morro São Jerônimo, é necessário não ter fobia de alturas.